ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Guarda o que tens — E passa além!

Comentário(s)

É esta a grande lei da evolução em todas as províncias do cosmos.

Também no plano do gênero humano.

Guarda  o  que  de  positivo,  certo  e  bom  a  humanidade  conquistou,  no  drama milenar da sua evolução ascensional. Sê conformista!

Mas, depois de firmares os pés solidamente no plano real de hoje, espraia os  olhos pelos vastos horizontes de amanhã, procurando ultrapassar a estática do  que possues pela dinâmica do que poderás possuir.

Depois  de  seres  conformista,  passa  a  ser  não-conformista,  ou  melhor, transformista. Não creias numa eterna luz-vermelha na estrada percorrida – crê também na luz-verde na estrada a percorrer.  

O  homem  da  rotina  conservadora  guarda  o  que  tem – e  recusa-se  a  passar  além. É um crente fanático na luz-vermelha – e um descrente céptico na luz verde. De tão passadista e presentista, é incapaz de ser futurista.

O revolucionário demolidor, por outro lado, sacrifica o que possui por algo que  procura possuir, ignorando que as paredes do edifício de amanhã não podem  deixar de assentar sobre os alicerces de hoje.  

Nem  a  rotina  estática  do  conformista  passivo,  nem  a  revolução  dinâmica  do  não-conformista  ativo  são  garantia  de  melhores  dias  para  a  humanidade,  quando trabalham separadamente no cenário da vida. O verdadeiro progresso  não é nem rotina nem revolução unilaterais.

Mas, quando o homem tem o suficiente critério para saber o que convém ser  guardado e o que convém ser abandonado das coisas de ontem; e ao mesmo  tempo  possui  a  necessária  iniciativa  para  ultrapassar a etapa  já alcançada – então despontará para a humanidade a alvorada de uma evolução realmente  positiva, dinâmica e construtiva.

A história das igrejas cristãs, nesses quase vinte séculos de cristianismo, é, de  preferência, a história da rotina conformista, por um lado, ou da revolução não conformista, por outro.

Quando veremos no seio da igreja uma síntese feliz das conquistas reais do passado e dos gloriosos ideais do futuro? Quando deixará a igreja de professar  rotina  fossilizada  ou  proclamar  revolução  demolidora – a  fim  de  entrar  numa  fase dinâmica de evolução construtiva?...

(Huberto Rohden - Livro: Profanos e Iniciados)


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss