ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Não busques o mundo — E o mundo te buscará!

Comentário(s)

Homem! afirma o mundo espiritual, e o mundo espiritual te afirmará, e, como o espiritual é a causa do material, também o mundo material acabará por afirmarte. De maneira que, se fores um afirmador do espiritual, serás um homem total, um realista no verdadeiro sentido da palavra.

É esta a grande lei do universo, lei tão pouco compreendida dos homens: quem possui  a causa (o  Creador)  necessariamente  também  possui  os efeitos (as creaturas) – mas quem possui estas não possui necessariamente aquele; pois o mais contém o menos, mas o menos não contém o mais.

Verdade  é  que  os  profanos,  ou  analfabetos  da  Realidade, julgam  possuir  as creaturas  sem  possuírem  o  Creador,  mas  é  ilusão  deles.  Não  é  possuidor quem  é  possuído  das  coisas  do  mundo – falta-lhe  o R redentor.  Só  o  nãopossuído, ou não-possesso, é o que pode ser possuidor.  

Quando o homem se afasta de Deus a fim de possuir o mundo, até as coisas do  mundo  fogem  do  homem,  porque  um  misterioso  teotropismo  inerente  a todos os seres lhes diz que esse homem não está certo, e assim as creaturas não têm confiança num homem que vá rumo ao Creador.

Mas, quando o homem se desprende das creaturas a fim de buscar o Creador –  eis  que  todos  os  seres  do  mundo,  racional  e  irracional,  lhe  correm  no encalço,  porque,  sabendo  que  esse  homem  está  certo,  com  ele  querem  ir  a Deus, princípio e fim de todas as coisas.  

Se assim não fosse, o mundo não seria um cosmos – um sistema de ordem e  harmonia – mas um caos – uma desordem e desarmonia.  

O mundo, porém, prima por uma admirável e imperturbável ordem, harmonia e  retidão. Ele é o “reino de Deus e sua retidão”.  

De maneira que o Alfa e o Ômega de toda a sabedoria é este: Vai em busca do Deus  do  mundo – e  o  mundo  de  Deus  irá  em  busca  de  ti!  Mas,  se  correres  atrás do mundo de Deus à custa do Deus do mundo, verás, cedo ou tarde, que  não  podes  possuir  o  mundo  de  Deus  sem  primeiro  possuíres  o  Deus  do  mundo; porquanto, com a causa eterna também possuirás os efeitos temporais,  mas, possuindo estes, não possuirás necessariamente aquela.  

É esta a inexorável matemática do universo!  
É esta a eterna lógica do reino de Deus!
Sê sábio, ó homem – e serás santo!

(Huberto Rohden - Livro: Profanos e Iniciados)


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss